21 de outubro de 2014

Sorrento: base para a Costa Amalfitana e Capri



A costa amalfitana é um trecho do litoral entre Positano e Salerno, às margens do Mar Tirreno. Esse é um pedaço todo recortado, com curvas acentuadas e uma vista sobre o Mar Mediterrâneo que tornaram esse lugar um queridinho de inúmeras celebridades internacionais e italianos na época do verão. O trecho é curto, de pouco mais de 40km, porém as várias curvas, o pouco espaço para veículos e o grande número de carros tornam a distância demorada de ser vencida.


O ideal seria ficar hospedado em uma das cidadezinhas dessa costa (Positano e Amalfi são as mais famosas, mas também estão incluídas Ravello, Praiano, Atrani, Maiori, Minori e Vietri Sul Mare no outro extremo, ao sul, em relação a Positano) e fazer o passeio de carro, que dá autonomia para interromper a viagem em algumas paradas e apreciar as lindas vistas que fazem o sucesso dessa costa. No entanto, as estradas têm pouco espaço, não permitindo ultrapassagens e algumas vezes até forçando a parada do  veículo no sentido oposto para que o outro possa prosseguir. Existem espelhos em vários trechos para que o motorista saiba se está vindo carro na outra direção para permitir continuar ou aguardar a passagem desse carro. Nas épocas de calor essas estradas enchem. Esses fatores fazem muita gente contraindicar o aluguel de carro por estrangeiros e eu sou uma voz a mais a reiterar essa recomendação!
A opção que sobra é usar ônibus para transporte, que lentificam os deslocamentos entre as cidades e são bem cheios, ou os barcos, que são uma opção bem mais cara. Falarei do transporte entre as cidades da costa amalfitana em outro post, pois vou abordar mesmo são as opções de hospedagem.

Como estava dizendo antes, acho que o ideal é ficar em Positano ou Amalfi ou uma das outras cidades da costa, pois a distância para visitar as demais cidades é menor, fora que essas cidadezinhas são todas pequenininhas e graciosas. Uma das desvantagens pra ficar nelas são os preços de hoteis: por serem pequenas, o número de acomodações não é grande. O outro fator que me preocupou foi, após ter decidido que não iria alugar carro, o deslocamento Nápoles-uma dessas cidades com mala grande. Li que o espaço dentro dos ônibus é disputadíssimo, imagina com mala!
Pensando em tudo isso, chegamos à conclusão em ficar em Sorrento. Sorrento fica a 15km de Positano, mas já não está incluída na costa. Ela tem ligação com Nápoles por meio de trem e tem ônibus em diversos horários para a costa. Pensando em uma opção mais barata e que facilitasse o transporte com malas, além de ser pertinho de Capri, ficamos lá.

Olha, está aprovadíssima a cidade! Que belezinha que ela é! É maior do que as demais cidades da costa amalfitana, mas é pequena também, e o principal são algumas poucas ruas. A distância é facilmente percorrida a pé entre esse centrinho, o porto e a estação de trem. A cidade fica vazia durante o dia, pelo menos o pouco que fiquei nesse período. A partir das 17h as ruas começam a encher e fica um burburinho até mais tarde. É cheio de lojinhas pra vender souvenirs assim como restaurantes. É animada, cheia de gente, tem uma magia legal. Não sei se porque estava mais cheia do que o habitual (fomos sem saber num feriado, chegamos no domingo e a segunda era o dia da República, no começo de junho - eu achava que estava fora do pico por não ser as férias de verão, mas já devia estar algo parecido...).

Deixo, assim, a dica de Sorrento como opção de base para a Costa Amalfitana e Capri, não nos arrependemos e, pelo contrário, adoramos conhecer Sorrento! Abaixo deixo uns registros fotográficos que fizemos.










Sorrento tem uma agitada vida noturna, quando retornam à cidade os visitantes depois dos passeios externos.


Sorrento: lugar para assistir a um belo pôr-do-sol.



Nenhum comentário:

Postar um comentário