16 de maio de 2014

Um pouco sobre pintura

Uso da têmpera na arte em tríptico atualmente na Pinacoteca, nos Museus do Vaticano.

Tanto a ler sobre arte, história e viagem, vemos alguns termos e desconhecemos exatamente o que querem dizer. Este é um post pra tentar esclarecer algumas dúvidas.

Tempera de ovo x tinta a óleo


A maioria dos quadros pintados antes do Renascimento eram feitos com tempera de ovo e uma das características da pintura renascentista foi justamente o uso da tinta a óleo. O que exatamente isso quer dizer?



Tempera de ovo é uma tinta de secagem rápida feita com pigmento e meio colante aquoso, que geralmente era a gema de ovo. Uma característica das pinturas feitas com essa tinta é a longa duração, existindo exemplares do século I antes de Cristo. É utilizada desde o Egito antigo, na decoração de sarcófagos, e foi a principal tinta utilizada até cerca de 1500, quando foi ultrapassada pela tinta a óleo.

A tinta a óleo começou a ser usada no Afeganistão entre os séculos 5 e 10, mas só foi ganhar popularidade no século 15, quando se tornou o principal meio de pintura. Sua transição começou no norte da Europa, com as primeiras pinturas flamencas, e na altura do Renascimento já tinha quase completamente substituido a tempera de ovo na maior parte da Europa.

A tinta a óleo é feita com a mistura de pigmento com óleo. Muitos pigmentos tradicionais são feitos a partir de minerais e plantas e sua cor original muda com o tempo. Atualmente é usado material sintético.

Tempera de ovo é melhor para superfícies rígidas, como paineis de madeira. Para pintar devem ser usadas camadas finas ou poderá rachar. Apesar de secar rapidamente, as camadas de tinta levam tempo para oxidar, senão podem ser alteradas pelas camadas seguintes. Para fazer efeitos, dá mais trabalho que a tinta a óleo.

Afrescos


Afrescos são um tipo de pintura feito diretamente sobre uma parede, que deve estar coberta por gesso ainda fresco. O pigmento usado deve ser à base de água. A pintura se torna parte integrante da parede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário