18 de julho de 2014

Estratégias de visita aos Museus do Vaticano

Com essas dicas vc vai poder tirar uma foto da Escola de Atenas (e ver a Capela Sistina) assim, sem gente.

Se vcs têm acompanhado o blog, saberão que o Museu do Vaticano foi um que eu estudei realmente antes de ir, pois sabia de antemão que haveria pouco tempo e muita coisa para visitar. Mesmo estudando tanto, minha experiência mostrou que eu poderia ter feito algumas escolhas que teriam otimizado ainda mais a visita.



1) Faça como todo mundo diz e compre com antecedência o ingresso de entrada. Irá custar 2 euros por ingresso, mas valerá à pena.

2) Essa é a melhor dica: compre para o primeiro horário, às 9h. E vá antes. A gente chegou uns 20 minutos antes do horário de abertura, já tinha uma fila bem razoável, que ainda não estava andando. Apesar disso, nós que já tínhamos ingresso entramos sem nenhum problema e percebemos que, se tivéssemos chegado antes, conseguiríamos entrar: talvez 8:30h? talvez antes disso? talvez vc nos diga o horário de abertura não oficial : )

3) Seguindo as placas, vá direto para a Capela Sistina. Um medo que tive (tive de perguntar ao guarda antes de entrar) era de não poder entrar novamente no Museu. Isso não acontece. Apesar de ficar ao fim do museu, é possível entrar novamente por um desvio. Aproveite para contemplar o que puder absorver do lugar. Ele fica com bastante gente (os sortudos que entraram com vc e tiveram a mesma ideia - acredite, alguns ficam pelo caminho), mas espalhado, permitindo contemplar toda aquela beleza sem tumulto, sem barulho, sem baderna. Depois voltamos e a impressão que dá é que não dá para parar, vc fica sempre sendo empurrado, fora que toda aquela agitação nem permite concentrar na arte.

Toda a parte dos Aposentos de Rafael estavam assim logo quando a gente entrou, no caminho para a Capela Sistina.


4) O caminho para a Capela Sistina passa necessariamente pelo segundo andar, onde vc irá atravessar o corredor dos mapas e tapetes. Ao final vc passará pelos Aposentos de Rafael, fará o contorno ainda por cima, descerá e terá a opção de ir direto para a Capela Sistina (por onde vc passará pela seção de artigos religiosos modernos) ou de ir aos Aposentos dos Bórgia.

5) Depois que vc entra na Capela Sistina não é possível retornar pelo mesmo caminho, vc tem de sair pela outra porta e só pelo desvio é que vc retorna ao museu. O que a gente não sabia é que, apesar de "poder retornar" por onde havíamos vindo, na prática, depois que vc entra nos Aposentos de Rafael, não é mais possível voltar pelo mesmo caminho não. É muuuuita gente! Quando a gente passou da segunda vez, já pra ver essa parte que nós não tínhamos visto, teve um aposento que a gente não conseguiu nem parar pra ver porque era menor. E ele era tão bonito! Como os Aposentos de Rafael são uma pérola quase tão tão quanto a Capela Sistina, eu acho que a atenção a ser dedicada a ela tem de ser igual. Ao entrar no Museu, vá direto à Capela Sistina. Necessariamente vc terá de passar pelos Aposentos de Rafael. A partir daí, vá com calma, tire todas as fotos que quiser (a da Escola de Atenas é imperdível), aprecie à vontade. Depois que vc descer, não sei qual seria a melhor opção. Uma delas, que provavelmente eu escolheria, seria passar reto nos demais aposentos e ir direto para a Capela Sistina (essa seria minha opção pq eu gostaria muito de vê-la o mais vazia possível). Por outro lado, já ver os Aposentos dos Bórgia evitaria ter de passar por essa parte de novo, fica muito lento quando muito cheio. Eu não veria a parte religiosa moderna com calma não, passaria reto.

Quando a gente voltou na segunda vez, umas 2h depois, olha como estava cheio...


6) Depois de curtir os Aposentos de Rafael e a Capela Sistina bem vazios, volte pelo desvio e curta a Pinacoteca, o Museu Pio-Clementino e o que mais vc conseguir ver. Dá pra sair pela entrada por onde vc entrou inicialmente.

7) Leve um lanchinho e coma lá dentro ou aproveite a lanchonete, é possível ambos. Eu tinha medo de ter de sair por fome por não poder comer dentro do museu, mas não só eles têm uma lanchonete lá dentro como tem uns pátios em que é permitido comer e não impedem a entrada de comida dentro das mochilas. Dá pra passar o dia inteiro se quiser!

Nenhum comentário:

Postar um comentário