18 de julho de 2014

Roteiro de um dia no Vaticano


Simpáticos guardas suíços ao lado da Basilica di San Pietro.


Só o Museu do Vaticano merecia alguns dias só pra ele, mas, com os dias contados em Roma, a minha alternativa foi fazer todo o Vaticano em um dia só.

Como chegar:
Pegue o metrô e desça na estação Ottaviano-San Pietro ou na Cipro-Musei Vaticani da linha A do metrô, depois é só seguir a multidão. Em 5-10 minutos andando vc chega lá!

A minha sugestão é vc começar pelo Museu do Vaticano. Compre para o primeiro horário, das 9h, e chegue pelo menos às 8:30h, que vc deverá conseguir entrar. Uma opção é chegar mais cedo ainda e dar uma volta na Piazza San Pietro. Pra entrar na Basílica vc pega uma fila, então não sugiro fazer a visita da basílica de manhã cedo e logo depois os museus, pois não vai dar tempo pra vc visitar a basílica como merece, evitando ficar na fila 2x.

Dentro do Museu do Vaticano.

Se vc conseguir, faça o tour da necrópole para ver onde São Pedro está enterrado. O procedimento deve ser feito o quanto antes enviando um e-mail para o Vaticano falando, dentre outras coisas, os dias que vc terá disponível e as línguas do guia: quanto mais opção, melhor. Eu peguei a dica nesse post do Viaje na Viagem. Enviei o e-mail em fim de dezembro de 2013 solicitando a visita para a última semana de maio de 2014. Responderam-me pouco mais de um mês depois, mais do que o habitual, acredito que devido às festas de fim de ano. Conseguimos ser encaixados em um tour em português dado por uma baiana. O passeio é ótimo, tem interesse religioso mas também histórico. Foi ótimo ter uma guia, em português, falando-nos sobre a maneira como os romanos, e depois os cristãos, sepultavam os mortos, um pouco da história do cristianismo e de Roma também. O custo foi de 13 euros por pessoa pago na hora (o papa Francisco cortou os pagamentos via cartão de crédito devido às histórias de corrupção...). A gente sai no subsolo da Basílica, onde vários papas estão enterrados, e dessa maneira cortamos a fila para entrar na Basílica. Nosso horário foi agendado para as 14:45h, então ficamos até pouco antes disso no Museu. A visita dura uns 30 minutos. Infelizmente não é possível tirar foto lá dentro : (

O que determinou o dia do nosso passeio foi justamente o dia que o Vaticano estipulou para a nossa visita. Infelizmente foi numa quarta-feira e toda quarta o papa fala a uma multidão na Piazza San Pietro (para a qual tem que se ter um ingresso). Isso encheu muito a Piazza e não permitiu que passeássemos por lá antes de ir ao museu.

Olha como estava cheio antes das 9h!

Depois fizemos o passeio para o Domo. Fomos o percurso inteiro de escada e não nos arrependemos (5 euros de escada, com 7 euros vc sobe um trecho no elevador). Acredito que vale à pena ir de escada. É sofrível pra quem tem dificuldade cardiorrespiratória ou de mobilidade: a parte mais difícil, estreita e íngreme, é a que tem de ser feita somente de escada.




Piazza San Pietro vazia já depois da audiência, ao fim da tarde.

Por fim, terminamos o passeio com a Basílica de São Pedro, que é magnífica e tem duas obras-primas: a Pietà e o baldaquino.

Pietà, de Michelangelo.


O baldaquino, de Bernini.

Saindo do Vaticano, fomos ao Castelo Sant'Angelo, que já estava fechado. Da ponte assistimos a um belíssimo pôr-do-sol. Passeio perfeito. Recomendaria igualzinho.


Castelo Sant'Angelo.



Pôr-do-sol contemplando o Vaticano.


Veja mais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário