23 de julho de 2014

Galleria Borghese



A Galleria Borghese é um museu de arte em Roma que fica localizado na Villa Borghese, ao norte da cidade. Originalmente essa era a mansão da família Borghese e boa parte de sua coleção deriva da coleção de arte do cardeal Scipione Borghese, sobrinho do papa Paulo V.

É o principal museu romano de arte atrás dos Museus do Vaticano e, por isso, não é comumente lugar de visita para os turistas de primeira viagem na cidade e daqueles que têm pouco tempo. No entanto, uma segunda visita a Roma ou uma estadia mais prolongada tornam essa uma parada obrigatória.



Admissão
A visita pode não ser tão simples, porém. É que o museu exige reserva. Além de ter de se especificar o dia e a hora, não se pode passar mais do que 2h no local. E para deixar a gente com má vontade de ir, é cobrado uma taxa de reserva, mesmo sendo uma exigência da instituição, e, se comprando pela internet ou pelo telefone, também se cobra outra taxa por esse serviço! O que era pra custar 9 euros acaba aumentando pra 13 euros (9 é o valor do ticket + 2 euros da reserva + 2 euros do serviço)!

O que dá pra fazer é comprar no local; aí sei que não se cobra o valor do serviço, não sei se cobram o valor da reserva. No dia que eu fui (fim de maio, quase junho) só teria ingresso 8 dias depois : (

Uma informação que só vi agora, ao checar o preço atualizado para colocar no site, é que eles estão disponibilizando entrada gratuita para o primeiro domingo do mês. Como eu viajei recentemente e não me lembro dessa informação, é possível que seja algo feito só no verão. De qualquer maneira, é obrigatória a reserva (e o pagamento da mesma).

Como chegar
O museu fica mais distante, no meio de um grande parque (seria o Ibirapuera para São Paulo e o Central Park para Nova Iorque) que não tem nada demais, embora seja legal andar por lá: muitas árvores e verde, famílias, crianças com patinetes, cachorros, bicicletas..., nada de flores, algumas estátuas. Por ficar longe de outras atrações, é importante chegar com certa antecedência. Aqui eu não consegui reservar no primeiro horário, então não sei se funciona que nem o Museu do Vaticano e a Galleria Uffizi, que permitiram entrada antes do horário. Por isso, reservei o último horário, assim teria o dia inteiro com flexibilidade. Só nos deixaram entrar na hora especificada e não nos deixaram ficar a mais, considerando que estávamos no último horário.

Mapa mostrando a localização da Galleria Borghese e de pontos de referência próximos: Piazza del Popolo, Escada di Spagna e metrô Spagna.
Como se pode ver no mapa, não existe nenhum metrô muito próximo. Ou vc vai da estação do metrô Piazza di Spagna, na linha A, que é o mais próximo, ou vc vai andando de locais próximos, como a Piazza del Popolo e a Escada Espanhola. Nesse caso, vc pode deixar pra conhecer a Galleria Borghese em um dia que vc for fazer o centro histórico, ou a parte norte do centro histórico. Outra possibilidade é pegar um dos seguintes ônibus: 5, 19, 52, 53, 63, 86, 88, 92, 95, 116, 204, 217, 231, 360, 490, 491, 495, 630, 910 e 926.

A gente estava fazendo o centro histórico e se deslocou a pé até o museu a partir da Escada da Espanha. Não é muito perto, mas é perfeitamente possível fazer esse deslocamento, não acho que deva ser necessário pegar um transporte - exceto se vc estiver em ponto distante da cidade, como o Coliseu ou Vaticano.

A Villa Borghese.

A Coleção
A coleção do museu inclui obras-primas como as esculturas Apollo e Dafne e O Rapto de Proserpina, ambas de Bernini, e pinturas de Caravaggio, Ticiano, Rafael e Peter Paul Rubens. Abaixo estão obras-primas do museu que vc não pode perder. Infelizmente não é possível tirar foto lá dentro.



Apollo e Dafne, de Bernini. Fonte: www.galleriaborghese.it.

O rapto de Proserpina, de Bernini.


Amor sagrado e profano, de Ticiano. Fonte: www.galleriaborghese.it


Davi, de Bernini. Fonte: www.galleriaborghese.it.

A Deposição, de Rafael. Fonte:www.galleriaborghese.it.


Paulina Bonaparte, de Antonio Canova. Fonte: www.galleriaborghese.it.

A Deposição, de Peter Paul Rubens. Fonte: www.galleriaborghese.it.

Davi com a cabeça de Golias, de Caravaggio. Fonte: www.galleriaborghese.it.

A Virgem de Palafrenieri, de Caravaggio. Fonte: www.galleriaborghese.it.

Nenhum comentário:

Postar um comentário