23 de julho de 2014

Palazzo Pamphilj: como visitar a Embaixada do Brasil em Roma

Palazzo Pamphilj, a Embaixada do Brasil em Roma, na Piazza Navona.

A Embaixada do Brasil na Itália fica na Piazza Navona, em Roma, num prédio famoso de lá, o Palazzo Pamphilj. Essa foi a casa da família Pamphilj, que foi ampliada depois que um dos seus membros se tornou o papa Inocêncio X, em 1644. Com o aumento de espaço renomados profissionais da época foram chamados para alterar o palácio. Participaram dessa reforma os arquitetos Girolamo Rainaldi e,  menos, o barroco Francesco Borromini. Vários afrescos foram pintados. O mais famoso deles foi feito por Pietro della Cortona. Posteriormente a família se uniu a outra e assumiu o Palazzo Aldobrandini, para onde se mudou; hoje, ele é conhecido como Palazzo Doria Pamphilj. A Embaixada do Brasil alugava o prédio até ser oferecido para a compra.




Vista da Piazza Navona da janela do Palazzo Pamphilj.

Eu descobri por acaso que a embaixada era dona desse prédio histórico ao ler um guia. No rodapé dizia que as visitas eram gratuitas, mas precisavam ser agendadas. No google facilmente identifiquei essa possibilidade. Agendamos com pouca antecedência, um mês, e tinha vaga a partir justamente da semana que estaríamos em Roma.

A visita é guiada e, para poder fazê-la, vc precisa entrar na página da embaixada e preencher um formulário. As visitas ocorrem às terças e quintas-feiras, às 15:30h, com 20 vagas e duração de 40 minutos. É possível visitar na língua italiana também. São gratuitas. Existe uma série de restrições no site (vestimenta, mochila etc), mas no dia ninguém teve dificuldades. As guias nos receberam de forma simpática e solícita. Tinha até um italiano no grupo que queria muito ver o prédio e não iria poder ir outro dia e a guia deu várias explicações em italiano, também tiraram várias dúvidas nossas.

A visita fala da história do palácio, de como a Embaixada do Brasil chegou a adquiri-la e de curiosidades relacionadas. Vemos partes do palácio, nem todas estão abertas, mas incluem vislumbres das áreas mais pessoais do embaixador (sala de estar e jantar e área de refeições mais informal, com objetos pessoais do embaixador), quarto de hóspedes, salão nobre e, claro, o ponto alto que é o teto afrescado por Pietro della Cortona. Infelizmente só é possível tirar fotos na última parada.


Teto afrescado por Pietro della Cortona, no Palazzo Pamphilj.
É possível visitar também o Palazzo Farnese, que é a Embaixada da França em Roma. O prédio também é histórico, as visitas são gratuitas, pelo que vi agenda-se no site deles. O único porém, e que me fez desistir de ir, é que as visitas são em italiano ou francês. Para quem sabe uma das línguas, vá e diga como foi!

Nenhum comentário:

Postar um comentário