4 de julho de 2014

Ruínas do Coliseu e arredores

Vista à entrada do Palatino.


Coliseu, Fórum Romano e Palatino


O parque arqueológico formado pelo Coliseu, Fórum Romano e Palatino foi, previamente, local de suntuosas construções feitas com mármore e o melhor da arquitetura romana. Com o fim do Império, elas passaram a ser fonte de material nobre para novas construções, ser adaptadas para outros fins (basicamente igrejas) e chegaram a ser enterradas para construção de mansões como os Jardins de Farnese. Apesar de serem ruínas, uma ou outra mostram vislumbres de uma vida luxuosa: estátuas de mármore (sobraram poucas, a maioria foi retirada para enfeitar as mansões de gente importante no Renascimento), colunas e outros acabamentos também de mármore (muito desse material, inclusive colunas inteiras, foram pilhados para serem parte de outras construções nos anos seguintes), afrescos (como aqueles encontrados na Casa de Augusto), mosaicos... Além de se ter uma boa ideia do grau de refinamento a que a nata romana estava acostumada, é possível também ter uma noção do tamanho colossal dos espaços antigos. Juntos, o Coliseu, Fórum Romano e o Palatino podem ser visitados com um único ticket.




Mapa do Palatino e Fórum Romano.


Legenda do mapa acima.


Falar do Coliseu é um pouco chover no molhado: construído em 69-70dC pelo imperador Vespasiano, foi utilizado para entretenimento da população. Ao invés de encenações ocorriam mortes, de animais e de escravos, os gladiadores, e que geraram a noção do "pão e do circo". O encanto do Coliseu se deve ao seu tamanho monumental e ao fato de estar muito bem preservado em comparação com as demais ruínas. Apesar disso, ele sofreu bastante com as pilhagens ao longo do tempo. 









Diz a lenda que o Palatino foi onde Rômulo matou seu irmão gêmeo Remo e, portanto, onde Roma começou. O morro Palatino é uma das sete colinas de Roma e foi o local onde diversas residências dos imperadores de Roma. A maior parte de suas ruínas consiste de um complexo de construções feitas pelo imperador Domiciano e que serviu como palácio imperial por 3 séculos: o Domus Flavia (a parte pública do palácio imperial), o Domus Augustana (a residência privada do imperador) e o estádio. Na Casa de Augusto é possível ver alguns afrescos muito bem preservados e bem realizados. A visita é controlada e costuma haver fila, deixam entrar um número limitado de pessoas por vez. Acho que gastei uns 40min na fila, mas valeu à pena. Se vc também quiser ver, atente-se para o horário e dia: fica aberto das 11h às 16:30h nas segundas, quartas, sábados e domingos.

No Palatino ainda é possível visitar a Casa de Livia, esposa do imperador Augusto, que é considerada uma das mais bem preservadas, e também o Museu Palatino, que contém diversos artefatos arqueológicos. Tivemos um pouco de azar, ambos estavam em reforma, assim como parte do Domus Augustano e o Domus Severiano. Não sabemos, claro, o que perdemos, mas teve tantos outros pontos pra se visitar que não lamentamos muito - mas o Museu Palatino sim, eu queria ter ido : ( 

Estádio.


Domus Flavia.



Afrescos da Casa de Augusto.


O Fórum Romano foi o local de diversos espaços públicos, como a Cúria (o Senado romano), o mercado local, a Casa das Vestais (uma espécie de convento: mulheres virgens dedicavam a sua vida servindo a deusa Vesta), templos, arcos de comemoração de vitórias militares.


Vista da Basílica de Maxêncio a partir do Palatino.


Foto do arco de Tito tirada na Via Sacra.


Igreja de São Cosme e Damião (antigo Fórum de Vespasiano e Templo de Rômulo): muitas ruínas romanas foram transformadas em igrejas no período medieval, o que ajudou a conserva-las.


Templo de Antonino e Faustina: outra ruína transformada em igreja.

Casa das Vestais.

Templo de Vênus e Roma.

Vista do Coliseu em frente ao Templo de Vênus e Roma.


Arco de Tito.


Templo de Saturno.

Outra imagem do templo de Saturno.

Arco de Sétimo Severo.


Organize a sua visita:
O Palatino e o Fórum Romano tem cada um a sua entrada, mas não estão separados verdadeiramente. O Palatino está mais ao sul, próximo do Circo Máximo (que fica do outro lado da rua) e o Fórum Romano está mais ao norte e oeste, no caminho em direção ao Campidoglio, Museu Palatino e o Monumento a Vittorio Emanuel (ou Bolo de Noiva). São várias ruínas espalhadas em um grande espaço e, se vc gosta de ver tudo e imaginar como seria, gasta-se um bom tempo aí.  É bom saber porque não tem comida sendo vendida lá dentro, então, para evitar sair só porque a fome bateu, leve comida! Quanto à água, é possível encontrar imigrantes vendendo água mineral lá dentro mas tudo de maneira ilegal. De qualquer maneira, em toda a Itália, principalmente em Roma, existem muitas bicas e torneiras com água potável. Lá dentro também tem alguns pontos, como se pode ver no mapa. Além disso, sendo o passeio todo a céu aberto, inclusive no Coliseu, vc irá sofrer com o sol (ou o frio, em outras estações). Em fim de maio sofremos muito e foi de muita valia ter levado sombrinha e chapéu e ter passado protetor solar. Por isso, sugiro fortemente levar esses itens, água e lanche.

Para se visitar o Coliseu, Fórum Romano ou Fórum Imperial se é cobrado um valor único de 12 euros (valor de maio de 2014). Preços atualizados, informações sobre outros tipos de tarifas (reduzido, áudio-guia, grupos) e outros passeios (partes do Coliseu normalmente fechadas, Coliseu à noite etc) acesse o site oficial (em inglês).

Em todos os lugares que eu vi se avisava sobre a enorme fila no Coliseu - e o que ninguém quer é perder tempo com fila com tanto lugar pra se visitar! Uma das dicas que era dada era fazer a compra online. O problema disso pra mim era um só: ter de pagar por isso. Principalmente por causa da conversão. E porque não é só um lugar que vc vai precisar fazer isso. Acabei comprando online em vários lugares, mas o Coliseu eu preferi usar uma outra dica: comprar no Fórum Imperial (ou Fórum Palatino). Fiquei achando, na verdade, que encontraria fila também, mas mais bem palatável. O que achei foi muito melhor: pegamos uma fila com talvez 3 ou 4 pessoas na nossa frente e andou super-rápido. Essa foi uma opção que eu aprovei e recomendo, vc vai economizar 2 euros por ingresso (é isso mesmo, a taxa é por ticket e não por transação). Não sei como fica no verão mesmo, em julho e agosto, mas em fim de maio e começo de junho... Ah, cheguei lá por volta das 10h e terminamos o passeio inteiro por volta das 17-18h. Dá pra começar mais cedo, o parque abre às 8:30h. Atente-se apenas ao horário de fechamento, que varia conforme a hora do anoitecer. No nosso caso, pegamos o horário mais estendido, ele fechava às 19h, mas tem meses do ano que vai fechar às 16:30h (dá pra checar tb no site) e isso vai ser importante pra vc se organizar. Outra coisa: o ticket é válido por 2 dias (mas vc só pode entrar em cada atração 1x).


Arco de Constantino

O Arco de Constantino é visto entre o Coliseu e o Fórum Romano/Fórum Imperial. Pra vê-lo não se paga nada : )

O arco de Constantino: demos azar, estava em reforma.


Fórum Imperial

O conjunto de ruínas romanas ao lado do Fórum Romano mas fora do perímetro do parque é conhecido como Fórum Imperial. Com menos fama mas não menos merecedor de atenção, essa parte das excavações não está aberta para o público (exceto Mercado de Trajano, em condições específicas), mas é possível observar de cima todas elas, visto não ficarem em área tão extensa quanto a do Fórum Romano e Palatino. São restos de construções realizadas entre 42aC e 112dC por diversos imperadores romanos e cuja maior parte foi enterrada por Benito Mussolini para a construção da Via dei Fori Imperiali.

Lá vc irá encontrar o Fórum de Trajano, a Coluna de Trajano, o Fórum de Augusto, o Fórum de Nerva, Fórum de Vespasiano e Fórum de César. Os fóruns eram parques públicos e serviam como local de aglomeração para debates e mercado.


Fórum de Augusto.

Parte do Fórum de Trajano.

Fórum de Trajano.


Detalhe da coluna de Trajano.
Coluna de Trajano.

Vista do Fórum Imperial a partir do Monumento a Vittorio Emanuel.

Detalhe de coluna do fórum.

Veja mais:
Como combinar passeios com o Coliseu
Dicas para montar um roteiro da Roma Antiga em Roma
Dicas de roteiro em Roma: Via Appia e Catacumbas

Nenhum comentário:

Postar um comentário