2 de julho de 2014

Montando o roteiro de viagem em Roma

Fontana di Trevi à noite.

Nosso primeiro desafio foi montar o roteiro de nossa estadia em Roma.

Quantos dias passar? Ninguém quis me dar um número de dias, que eu podia passar 30 dias e não seria suficiente. A maioria dos sites na internet sugerem roteiros de 2 a 5 dias. Como a ideia era viajar pelo resto da Itália, decidimos passar 5 dias inteiros na cidade e mais o resto do dia que chegássemos.



Para poder organizar os seus dias em Roma, vc deve saber que, apesar de ser uma cidade grande, a maior parte das coisas que devem ser vistas ficam concentradas num centro que, ainda que não muito pequeno, é tão cheio de coisas pra ver, a cada esquina, que conhecer Roma deve ser feito preferencialmente andando, pois as distâncias são curtas de uma atração pra outra. Uma sugestão é separar áreas com locais de interesse próximos uns dos outros e usar o transporte público (metrô ou ônibus) apenas para ir ou voltar do/para o hotel. Alguns locais são mais fora de mão e precisarão de certo jogo de cintura pra inclui-los.

Abaixo vc pode ter uma ideia do tamanho da cidade de Roma.

O município de Roma (tirado do Google Maps).

Neste outro mapa, em escala bem maior, está a área de Roma de interesse para o turista: o "grosso" da área é aquela delimitada pelas estrelas vermelha (Vaticano), azul clara (Villa e Museu Borghese), verde (estação de trem Termini), azul escura (Coliseu, Fórum Romano e Fórum Imperial) e amarela (bairro Trastevere). É nessa área que estão localizadas as principais atrações da cidade e também as mais famosas. As outras estrelas mostram atrações importantes que estão mais distantes e para as quais vc vai depender de transporte outro que não suas pernas ; ) São elas: estrela rosa (Basílica de San Giovanni in Laterano), marrom (Termas de Caracalla), roxa (as catacumbas, na Via Appia Antica) e a preta (Basílica de San Paolo fuori le Mura, ou São Paulo Extramuros).


A Roma que interessa ao turista.

Aliás, esse nome de San Paolo fuori le mura, ou extramuros, implica a existência dos tais muros. Roma, como diversas cidades medievais, ostenta muralhas construídas no limite da cidade à época da construção, feitas com o intuito de protegê-la de invasões. A mais recente, chamada Aureliana por ter sido construída sob ordens do imperador Aureliano em 271-275dC, é a mais bem conservada e apresenta portões e pedaços que ainda podem ser vistos. A Basílica de San Paolo fuori le mura foi, obviamente, construída fora dos limites dessa muralha.

Partes da muralha: essa foi uma das primeiras visões durante a nossa chegada em Roma.


Voltando à montagem do roteiro, considerando que muito provavelmente não se terá tempo suficiente para se ver tudo o que se gostaria, é preciso selecionar o que se quer ver. Então, vamos à pergunta: o que temos de ver em Roma?

Essa é uma pergunta muito pessoal, mas tem certas coisas que acho que todos os turistas sentem que devem ver naquela cidade. A minha resposta com as coisas mais básicas que todo o turista quer ver quando vai a Roma é o Vaticano, o Coliseu e a Fontana di Trevi.

Roma é uma cidade famosa graças ao fato de ter sido o local de fundação do Império Romano e que foi peça fundamental para a construção da civilização e, principalmente, a civilização ocidental. É claro que vc pode odiar ver ruínas e só querer ver mesmo o Coliseu, mas, se vc tem um mínimo de interesse em história, vc deverá selecionar algumas atrações relacionadas. É claro que, mesmo que vc queira fugir das ruínas, vc não vai conseguir, vai sempre trombar por uma na cidade! As ruínas romanas mais importante são, sem dúvida, o conjunto criado pelo Fórum Romano, Fórum Imperial e o Coliseu, que são colados um no outro e compartilham o mesmo ticket. A visita merece um dia inteiro.

Roma também é famosa por ter sido o local de fundação da Igreja Católica. Lá vc verá muitas coisas relacionadas com o nascimento do cristianismo. Seja a sua intenção fazer turismo religioso, histórico ou com foco em artes, vc vai se embrenhar por todas as igrejas que conseguir. O Vaticano sozinho merece vários dias.

Por fim, a cidade de Roma e seus pontos icônicos, concentrados no centro histórico (aquela mostrada no segundo mapa, entre as estrelas especificadas), não podem ser perdidas pra muitos. Fontana di Trevi, Piazza Navona, Piazza di Spagna.

Com isso em mente, delineei o seguinte traçado geral:

- 1 dia para Coliseu, Fórum Romano e Fórum Imperial;
- 1 dia para o centro histórico;
- 1 dia para o Vaticano;
- 1 dia para ver as coisas que não deu e que se gostaria muito;
- 1 dia para ir a Tivoli.

Acho que 3 dias é o mínimo pra se conhecer Roma, no esquema descrito acima nos 3 primeiros dias. Nós andamos o dia inteiro e comemos sanduíches durante o dia, sem paradas longas curtindo o local. No entanto, a gente gostava de admirar, tirar fotos repetidas vezes até conseguir a perfeita e ficar imaginando como seriam as ruínas se ainda tivesse de pé. Pra gente, os 5 dias e um pouquinho não foram suficientes, eu colocaria mais um dia em Roma vendo agora retrospectivamente. Vou tentar elaborar um pouco mais nos próximos posts pra ajudar vc a montar o seu roteiro de acordo com nossas experiências.

Veja mais:
Dicas para montar um roteiro da Roma Antiga em Roma
Ruínas do Coliseu e arredores
Como combinar passeios com o Coliseu
Dicas de roteiro em Roma: Via Appia e Catacumbas

Nenhum comentário:

Postar um comentário