2 de agosto de 2014

Dicas de fotografia em viagens para fotógrafos comuns: iPad e outros

Nós temos um iPad, mas usamos pouco no dia a dia por motivos diversos. Tenho um ipod, que é muito mais utilizado por mim habitualmente por ser mais portátil e atender de forma inteiramente satisfatória às minhas necessidades. Considerei levar o iPad junto quando pensei na questão das fotos.



Na minha viagem de 2013, quando fui a Berlim, Dresden, Praga, Budapeste e Viena*, eu viajei com meus pais e levamos eu a minha câmera digital portátil com chip de 4GB e meus pais, a câmera digital deles, também com um chip, e o iPad do meu pai. Minha câmera durou acho que só 2 ou 3 dias. É que a tomada para carregar não servia para o padrão europeu e fiquei sem bateria na câmera. Pudemos usar o chip dela na outra câmera, mas depois de mais alguns dias os dois chips ficaram cheios de fotos e deixamos de usar a câmera. O iPad foi nossa salvação. É claro que, se não o tivéssemos, procuraríamos um computador para baixar as fotos e passar para um pendrive. Eu não sei vcs, mas as minhas viagens costumam ser intensas o dia todo e usadas só para os passeios. Parar para computadores não me parece muito prático. Se eu os encontrasse sem precisar procurar, já no meu itinerário,  eu não veria tanto problema. De qualquer maneira, me parece muito mais prático ter o iPad à mão. Fora que cabem muitas fotos. Para se ter uma ideia, nessa viagem à Itália, tiramos cerca de 9.000 fotos! Para quem tem celular com uma boa câmera, isso talvez não seja tanto um empecilho. Como os nossos celulares têm câmeras apenas razoáveis e a do iPod não é lá essas coisas, gostamos dessa opção. Ainda mais que o iPad é melhor do que a câmera digital comum para ambientes mais escuros, como dentro das igrejas.

Por conta de minha experiência no ano passado, resolvemos levar esse ano também. Dessa vez fui mais preparada e pensei em levar quantos cartões precisasse. Aí tive duas ideias: poderia passar as fotos da câmera digital para o iPad direto (existe um conector específico) e depois para o Dropbox.

Sobre o conector de câmera digital e iPad da Apple: ele é conectado ao iPad e vc pode passar as fotos da câmera digital colocando o cartão SD no conector ou através do cabo da própria câmera. Em todos os comentários que encontrei sobre ele na  net a opinião era ótima. O problema que encontrei foi o preço. Na época em que olhei, o preço mais em conta era pouco menos do que R$129,00, que é o preço oficial da Apple no site. Agora parece estar um pouco mais em conta, pois encontrei por cerca de R$84,00 no Buscapé. Mesmo assim, achei muito caro para algo tão simples e não quis comprar. Minha alternativa foi procurar nas lojinhas do orientais na Av. Paulista e ver se tinha um "genérico".


Instrumento para conectar a câmera digital ao iPad. Fonte: greystaticmedia.com
Genérico do conector da câmera digital e iPad: bem, ele custou mais barato do que o original, o que foi algo positivo, saindo a R$25,00. O problema que tive: ele não conectava muito bem, então tinha que colocar e tirar algumas vezes, mexer pra cá e prá lá e, voilá, funcionava. Isso aconteceu até mais ou menos o meio da viagem, quando o iPad percebeu que não era da Apple e passou a não mais aceitar. Achei muito errado, pra mim é algo como um pendrive ou cabo, por que tem de ser da Apple também? Sai tão caro : (  Foi bom porque permitiu que utilizássemos a câmera até o final da viagem. Todas as fotos da câmera até o final foram colocadas no iPad e o cartão acolheu todas as fotos daí pro final. Há de se convir que, apesar de tirarmos muitas fotos, elas foram tiradas em parte com o iPad e isso que impediu lotar o cartão com as fotos da segunda metade. Por outro lado, os R$25,00 foram por algo descartável, então fico incomodada com isso. Talvez tivesse sido melhor ter comprado o da Apple e não ter de comprar o da Apple depois. Não ter comprado logo, porém, permitirá ganhar algum tempo; caso eu vá para o exterior, compensará comprar por lá. Na Amazon, o preço do kit da Apple sai a U$27, custando um pouco mais de R$60,00 na taxa atual (U$1 = R$2,20-2,30)...


Fonte: scienceblogs.com.br
Sobre o Dropbox, para quem não conhece: é um site que permite armazenamento gratuito, incluindo fotos. Ele é gratuito, mas vc precisa instalar no computador em que for usar. É disponibilizado um espaço mínimo (que é razoável) e vc pode usar mais caso queira pagar por isso. Eu baixei no iPad com a intenção de passar as fotos do iPad (e as da câmera que passei para o iPad) e mantê-las em segurança porque, afinal, poderia perder (ou ser roubada) o iPad. De bônus permitiu que nossos familiares pudessem acompanhar nossa viagem, já que compartilhavamos com eles (algo que só pensamos durante a viagem). Nós tiramos tantas fotos que só deu pra passar até a metade da viagem. Tentamos criar um outro Dropbox (o primeiro estava no meu nome, o segundo ficou no de meu esposo), mas não funcionou conosco porque o Dropbox não aceitava puxar as fotos que selecionávamos, queria puxar todas, e aí dava o mesmo problema que o meu: iria aceitar a mesma quantidade das fotos. Se alguém puder resolver isso, por favor nos mostre como, porque a ideia em si foi ótima. Para saber mais, acesse aqui: www.dropbox.com

Quanto à bateria da câmera, ela também não dura muito. Isso a gente chegou a observar na viagem de 2013, quando ela "morreu" antes do final do dia. A mesma coisa se repetiu no nosso dia no Coliseu. Depois disso, passamos a dividir as fotos com o iPad e a câmera aguentou bem. Pra quem não tem iPad ou duas câmeras, algo a se cogitar é levar outra bateria para trocar quando a primeira pifar.

No final, tivemos uma ótima experiência com o iPad, não só para fotografar mas também com outros aplicativos dos quais falarei depois. Como já comentado, por ter se tornado descartável ainda durante a viagem, não recomendo a compra do genérico do conector da câmera digital ao iPad, mas tenho reservas ainda quanto à compra do original. Se vc puder aquirir lá fora, acho que vale à pena sim. Caso não seja possível passar as fotos da câmera para o iPad, pode-se passar para um pendrive através de um computador ou para o Dropbox. Aqui ele vai funcionar como o iPad e vc pode apagar as fotos e continuar usando o cartão SD.

* infelizmente na época nem cogitei em ter blog e, na verdade, fiz pouco planejamento, no que resultou na frustração que canalizei para o super-planejamento dessa viagem para a Itália; enfim, pra dizer que não tenho informações legais sobre os lugares para detalha-los aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário