16 de fevereiro de 2014

Série: Artistas Renascentistas Italianos

Michelangelo Buonarroti (1475-1564) 

Se a Itália é sinônimo de Império Romano e Renascimento,   Michelangelo, junto com Da Vinci, é o artista renascentista por excelência. Foi escultor, pintor, arquiteto. Na sua época, foi considerado o maior artista vivo e até hoje é considerado um dos maiores artistas de todos os tempos. Chamavam-no "O Divino". 


Pietà, Basílica de São Pedro.

David, Galleria dell' Accademia.


É fácil de se dar conta da razão de tamanha adoração: basta ver quais os lugares essenciais a serem visitados na Itália para perceber que quase todos têm a mão de Michelangelo. Nesse seleto grupo se incluem a estátua David, em Florença (dos 3 must-see de Florença, Ponte Vecchio, Galleria Uffizi e Galleria dell´Accademia, este é  para ver o David, olha a igualdade!)o teto da Capela Sistina;


A Criação do Homem, Capela Sistina.

parte da arquitetura da Basílica de São Pedro; e a Pietà, guardada no interior desta. Muito provavelmente vc vai perceber que já viu ou conhecia tal obra e só não sabia que era do tal do Michelangelo.

A carreira de Michelangelo foi patrocinada em grande parte pelos Médici, em Florença, e pelos papas, em Roma, e é em ambas as cidades onde mais encontramos as obras desse artista.Outras obras muito famosas mas que talvez vc ainda não tenha ouvido falar é a capela funerária que Michelangelo criou para os Médici, na Basílica de São Lourenço, em Florença. Nela, estão algumas famosas esculturas, como Noite e Dia e Aurora e Crepúsculo. Ele também arquitetou a Biblioteca Laurenciana. Ambos os lugares podem ser visitados. Em Roma, a outra grande obra é um afresco no altar da Capela Sistina entitulada O Juízo Final.

O Juízo Final, Capela Sistina.
Nela Jesus foi retratada como um homem jovem musculoso, sem barba e nu, diferentemente do usual. Houve pressão e um outro artista alterou a imagem e deixou-a coberta. Conta-se que um artista invejoso em Roma estimulou o papa a escolher Michelangelo para pintar a Capela Sistina. A ideia é que um escultor não iria fazer uma bela pintura e isso poderia prejudica-lo. No entanto, ele se deu mal... : )

Outra obra bem famosa e bem visitada é a Piazza Campidoglio, que foi modificada por Michelangelo para a forma como conhecemos hoje, e o domo da Basílica de São Pedro.

Piazza Campidoglio, Roma.
A marca de Michelangelo eram os corpos nus e belos e feitos de uma maneira bastante detalhista e, com isso, influenciou toda uma geração de artistas. Ele morreu já com a fama de conseguir criar as mais belas formas existentes e está enterrado na Basílica da Santa Cruz, em Florença, onde pode ser visitado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário