16 de fevereiro de 2014

Série: Artistas Barrocos Italianos

Gian Lorenzo Bernini (1598-1680)

Vc vai se dar conta da importância de Bernini quando for planejar sua viagem para Roma e perceber que todos os lugares parece que foram tocados por Bernini. Ele foi um arquiteto e escultor italiano muito famoso e a ele se atribui a criação do estilo barroco nas esculturas.

Bernini nasceu em Nápoles, mas foi em Roma que morou a maior parte de sua vida. Seus primeiros trabalhos foram com o cardeal Borghese, atualmente expostos na Galleria Borghese: David, Apolo e Dafne, o Rapto de Proserpina...



 
A história de Apolo e Dafne é relatada por Ovídio em 'As Metamorfoses', ou A história do loureiro, ou A história do amor não correspondido. 
Apolo é o deus grego da beleza que irrita o Cupido.  Para lhe dar o troco, este flecha-o com flecha que o faz se apaixonar por Dafne, ninfa filha do deus do rio Peneu, e flecha-a com flecha que a faz repelir qualquer enamorado. Apolo busca de todas as maneiras vencer Dafne, que foge sempre até que cansada de correr, quase não podendo mais, pede a seu pai que cesse com seu sofrimento. Peneu, então, transforma-a num loureiro e é por isso que Apolo usa uma coroa dessa planta sobre a cabeça.







O Rapto de Proserpina. Proserpina (para os gregos, Perséfone) era filha da deusa da fertilidade Demeter, que, ciumenta, guardava-a a sete chaves. Plutão (para os gregos, Hades), senhor do Inferno, encantado por sua beleza, rouba-a para si. Demeter fica possuída e causa seca. Para acabar com a fome dos homens, Zeus tenta convencer Hades a retornar Proserpina. Hades, porém, faz com que Proserpina coma sementes de romã, o que a obriga a ficar no Inferno parte do ano. Assim, Proserpina retorna metade do ano e, na outra, passa-a no Inferno. Para os antigos, isso explicava o inverno e o outono, que eram os momentos de desolação de sua mãe quando Proserpina voltava para o Inferno. 




Após se estabelecer como escultor, Bernini se tornou arquiteto chefe do Vaticano e criou diversas outras obras, muitíssimo famosas. Dentre elas estão o Baldoquino da Basílica de São Pedro, a Fonte dos Quatro Rios, na Piazza Navona, a Piazza São Pedro e outras tantas fontes e obras.


No filme Anjos e Demônios podemos ver a referência a uma importante obra de Bernini, o Êxtase de Santa Teresa, que tem papel significativo na história do filme.




O Êxtase de Santa Teresa. Teresa foi uma espanhola que reformou o convento das carmelitas, tornando-o mais recluso e mais simples (as chamdas carmelitas descalças). Foi canonizada em 1622. Em sua autobiografia ela descreveu o momento de sua revelação religiosa: "Eu vi em sua mão a longa lança (...) e na ponta (...) parecia haver fogo. Ele apareceu para mim lançando-a várias vezes em meu coração e dilacerando minhas entranhas. Quando ele a retirava, (...) me deixava toda no fogo do grande amor de deus. A dor era tão grande que me fazia gemer e ao mesmo tempo tão doce que eu não queria me livrar dela". 




Bernini morreu em Roma e está enterrado na Basilica di Santa Maria Maggiore.

Nenhum comentário:

Postar um comentário