10 de março de 2014

Conhecendo a cidade de Foz do Iguaçu




A cidade de Foz oferece os grandes passeios das Cataratas, das compras no Paraguai e a Itaipu, mas a cidade tem outros atrativos que podem ser interessantes também e dá pra incluir no seu roteiro caso tenha algum espacinho.



Templo Budista
Este é um pequeno templo, que não pode ser fotografado por dentro, mas com um grande jardim cheio de estátuas. Fica perto de Itaipu e, portanto, sugiro que seja visitado em conjunto. Eu usei transporte público ou táxi durante toda a viagem exceto no último dia, quando visitei Itaipu, o Templo Budista, a Mesquita e o Parque das Aves. Por isso, foi relativamente fácil de chegar ao Templo. No entanto, ele fica um tanto distante da rodovia para se ir andando e não é um lugar tão especial pra ser visitado que mereça esse esforço. Vale a visita caso esteja de carro; não acho que iria se estivesse de táxi. Dá pra fazer em menos de uma hora.

A visita é gratuita, podendo ser feita de terças a domingos, das 9:30h às 17h.




Mesquita

Foz do Iguaçu tem a segunda maior comunidade muçulmana do Brasil, atrás apenas de São Paulo. Isso a fez merecer uma mesquita. O templo é pequeno e só dá pra ir a alguns passos da entrada. Nem precisou tirar o sapato. Mesmo assim, mulheres devem usar um véu que se coloca ao chegar à porta. Por fora todo branco, por dentro o azul predomina, mas existem outras cores.

A visita durou menos de 10 minutos, não tem muito o que andar. A maior dificuldade tive foi pra identificar a localização, que é Rua Meca, 599. Não encontrei no Google nem no GPS. Sugiro ir pra Rua Vinícius de Morais, ou mesmo Av. Venezuela/Duque de Caxias. De lá, é possível avistar a mesquita ou, se não, encontrar alguém que saiba informar com mais precisão.

A visita é gratuita e ocorre de segunda a sábado, das 9h às 12h e das 14h às 18h.




Marco das Três Fronteiras

O Marco das Três Fronteiras marca o local em que os três países, Brasil, Argentina e Paraguai, são visíveis; é bem no encontro entre os rios Iguaçu e Paraná. Em cada país existe um marco com as cores nacionais pintadas e os três marcos formam um triângulo.

Os locais desses pontos são um pouco distantes do centro das cidades e a melhor maneira de se chegar a elas é de carro próprio, van, táxi. Sei que existe um ônibus que vai até lá pq vimos escrito na frente de um ônibus, mas, como fomos de carro, não sei dar melhor parecer. Se preferir, dá pra ir de Puerto Iguazu ou mesmo de Ciudad del Este. Pra mim, a melhor maneira foi do Brasil, pois foi onde fui passear no dia em que aluguei carro. Eu não sabia o endereço para colocar no GPS, mas seguindo pelas placas e perguntando na rua conseguimos chegar de maneira relativamente fácil.



Acredite, tem um marco em cada lado!

Leia mais sobre como montar uma viagem para Foz do Iguaçu:

Parque Nacional Iguazu: as Cataratas do lado argentino
Parque Nacional do Iguaçu: as Cataratas do lado brasileiro
Parque das Aves
Visita a Itaipu
Compras no Paraguai
De Foz para Puerto Iguazu de ônibus

Nenhum comentário:

Postar um comentário