Ônibus indo de Foz do Iguaçu para Puerto Iguazu. |
Puerto Iguazu é uma cidade argentina de cerca de 80.000 habitantes que fica próximo à fronteira com o Brasil, distante por volta de 13km do centro de Foz do Iguaçu.
Pode-se ir de carro próprio, táxis, vans ou, como foi o meu caso, de ônibus. Esses ônibus, apesar de fazerem o trajeto entre duas cidades, lembram mais ônibus urbanos e são meio feinhos, em SP temos ônibus urbanos melhores.
A passagem de ônibus Foz do Iguaçu-Puerto Iguazu custou 15 pesos argentinos, ou R$4,00, em março de 2014 (não encontrei site que pudesse informar os valores atualizados). A ida não é demorada e não é muito cheia, mas é comum não ir sentado. Não sei dizer o intervalo entre os ônibus, mas não pareceu muito frequente, pelo menos 20 minutos de espera é de praxe; no domingo de carnaval aguardamos uns 30min. Leva-se cerca de meia hora até Puerto Iguazu. Os horários variam entre cerca de 7h e 19h, acho que o último ônibus sai do Brasil às 19:30h, eu consegui pegar um às 18:45h na Av. Juscelino Kubitschek.
Aliás, o trajeto que eles fazem é a partir do Terminal Urbano, localizado no meio da Av. Juscelino Kubitschek, e descem toda ela em direção à Av. Jorge Schimmelpfeng, entram na Av. das Cataratas até o desvio para a Argentina, chamada Av. Mercosul, cruzando a Ponte Tancredo Neves, ou Ponte da Fraternidade. Logo após a ponte chega-se ao controle de fronteira brasileiro, onde devem descer os estrangeiros que vão continuar o percurso pela Argentina, para poder registrar a saída do país.
Passando pela Ponte da Fraternidade sobre o Rio Iguaçu. |
Se o objetivo é ir para Puerto Iguazu/Cataratas e voltar ao Brasil, não é necessário descer. Se se desce, o ônibus não espera, tem de aguardar o seguinte, o que pode levar até 40min.
Aduana argentina. |
Na aduana argentina, logo à frente, todos têm de descer. Aqui vc pode fazer como eu e levar o passaporte pra ser carimbado ou levar só o RG, que, para os países do Mercosul, é suficiente. Nesse ponto o ônibus aguarda. Caso se queira visitar o Duty Free, é aqui que se interrompe a viagem, antes de passar pela aduana argentina. O Duty Free estará à sua direita e é facilmente acessível a pé.
Pouco depois da aduana argentina a viagem chega ao fim, no terminal rodoviário de Puerto Iguazu, onde se pega o ônibus para o Parque Nacional Iguazu.
Fila de carros antes da aduana argentina gerando trânsito bem lento no fim da tarde. |
Leia mais sobre como montar uma viagem para Foz do Iguaçu:
Parque Nacional Iguazu: as Cataratas do lado argentino
Parque Nacional do Iguaçu: as Cataratas do lado brasileiro
Parque das Aves
Visita a Itaipu
Conhecendo a cidade de Foz do Iguaçu
Compras no Paraguai
Nenhum comentário:
Postar um comentário