Pinacoteca (nº 33 no mapa)
A coleção da Pinacoteca é certamente um dos pontos altos da visita.
Até o século XVIII eram encomendadas obras para os artistas com propósito de utilização definida, ainda que em prédios distantes. Depois disso, na era barroca, é que se tornou chique colecionar obras de arte.
Mapa do Vaticano
A coleção da Pinacoteca começou formalmente com Pio XI, em 1790, e 118 quadros. Napoleão saqueou-os para a França, com o retorno da maior parte para a Igreja com sua queda, em 1871.
Um dado interessante é o acordo entre a Igreja e o Reino da Itália e que resultou na criação do Vaticano : ele confirmava que a Igreja realmente era a dona da coleção (e não o governo italiano), mas com a condição de que fosse acessível ao público de forma permanente. Isso levou à construção do prédio que abriga a coleção até hoje. Até então não havia espaço suficiente para expor todas as obras, ou luz adequada...
A coleção foi aumentada às custas de doações e compras, tendo hoje 460 obras distribuídas em 18 salas. Essa organização é baseada na cronologia e na escola da pintura.
As duas primeiras salas têm obras dos "primitivos" da Idade Média e dos mestres do começo do Renascimento, principalmente Giotto, Martini, Daddi e Antonio Veneziano.
Sala I (séculos 12-15): Nicolau e Johannes
O Último Julgamento, de Niccolò e Giovanni (final do séc. 12). |
Sala II (séculos 13-15): Giotto
Parte da frente do Políptico de Stefaneschi, de Giotto (ca. 1320). |
Parte de trás do Políptico de Stefaneschi, de Giotto (ca. 1320). |
_________________________________________________________________________________________________
As 5 salas seguintes contêm obras dos grandes mestres da arte italiana do século 15: Fra Angelico, Filippo Lippi, Benozzo Gozzoli, Carlo Crivelli, Antonio Vivarini, Pinturicchio e Perugino.
Sala III (século 15): Fra Angelico
Virgem presenteia São Tomé com seu cinto, de Benozzo Gozzoli (ca. 1450-1452). |
Sala IV (séculos 15-16): Melozzo da Forli
Anjo musical com tambor, de Melozzo da Forli (ca. 1480). |
Sala V (século 15): Ercole de' Roberti
Detalhe do quadro Quatro Milagres de São Vicente Ferreri: o Santo Ressuscita uma Criança Morta pela Mãe, Ercole De'Roberti (1473). |
Sala VI (século 15): polípticos
A Virgem e a Criança, Carlo Crivelli (1482). |
Sala VII (séculos 15-16): Perugino
Virgem e a criança com santos, Pietro Perugino (1496). |
_________________________________________________________________________________________________
A sala VIII é dedicada a Rafael e é um destaque de toda a coleção.
Sala VIII (século 16): Rafael
Transfiguração, Rafael (ca. 1517-1520). |
_________________________________________________________________________________________________
As três salas seguintes contêm obras-primas da arte italiana do século 16 e inclui pinturas de Leonardo, da escola de Rafael e de mestres venezianos, como Ticiano e Veronese.
Sala IX (séculos 15-16): Leonardo
São Jerônimo, Leonardo da Vinci (1482). |
Sala X (século 16): escola de Rafael e pintura veneziana
A Virgem e a criança com santos, ou Virgem de San Niccolò dei Frari, de Ticiano (1520-1525). |
Sala XI (século 16): Barroco
A crucifixação de São Pedro, Guido Reni (ca. 1602). |
_________________________________________________________________________________________________
As três salas seguintes contêm obras do século 17 e estão presentes Caravaggio, Poussin, Sassoferrato e Maratta.
Sala XII (século 17): Caravaggio
A Deposição, de Caravaggio (1600-1604). |
Sala XIII (século 17): Pietro da Cortona
A Virgem e a Criança aparecendo para São Francisco de Assis, de Pietro da Cortona (ca. 1641). |
Sala XIV (século 17): Carlo Maratta
Concerto de anjos, de Giovanni Baattista Baciccia (ca. 1672). |
_________________________________________________________________________________________________
Nas duas salas seguintes estão obras dos séculos 18 e 19.
Sala XV (século 18): Crespi
Observações Astronômicas: Lua, de Donato Creti (1711). |
Sala XVI (século 19): Wenzel Peter
Adão e Eva, de Peter Wenzel. |
_________________________________________________________________________________________________
A penúltima sala traz os modelos de Bernini para a Basílica de São Pedro e a coleção termina com uma sala contendo ícones dos séculos 15 a 19.
Sala XVII (século 17): Bernini
Contêm algumas poucas estátuas incompletas do Bernini, ou que foram usadas como molde.
Sala XVIII (séculos 15-19): ícones
Veja mais:
Nenhum comentário:
Postar um comentário