16 de março de 2014

Desvendando os Museus do Vaticano: a Pinacoteca



Pinacoteca (nº 33 no mapa)
A coleção da Pinacoteca é certamente um dos pontos altos da visita.
Até o século XVIII eram encomendadas obras para os artistas com propósito de utilização definida, ainda que em prédios distantes. Depois disso, na era barroca, é que se tornou chique colecionar obras de arte.



Mapa do Vaticano




A coleção da Pinacoteca começou formalmente com Pio XI, em 1790, e 118 quadros. Napoleão saqueou-os para a França, com o retorno da maior parte para a Igreja com sua queda, em 1871.
Um dado interessante é o acordo entre a Igreja e o Reino da Itália e que resultou na criação do Vaticano : ele confirmava que a Igreja realmente era a dona da coleção (e não o governo italiano), mas com a condição de que fosse acessível ao público de forma permanente. Isso levou à construção do prédio que abriga a coleção até hoje. Até então não havia espaço suficiente para expor todas as obras, ou luz adequada...
A coleção foi aumentada às custas de doações e compras, tendo hoje 460 obras distribuídas em 18 salas. Essa organização é baseada na cronologia e na escola da pintura.

As duas primeiras salas têm obras dos "primitivos" da Idade Média e dos mestres do começo do Renascimento, principalmente Giotto, Martini, Daddi e Antonio Veneziano.


Sala I (séculos 12-15): Nicolau e Johannes

O Último Julgamento, de Niccolò e Giovanni (final do séc. 12).



Sala II (séculos 13-15): Giotto

Parte da frente do Políptico de Stefaneschi, de Giotto (ca. 1320).


Parte de trás do Políptico de Stefaneschi, de Giotto (ca. 1320).

_________________________________________________________________________________________________

As 5 salas seguintes contêm obras dos grandes mestres da arte italiana do século 15: Fra Angelico, Filippo Lippi, Benozzo Gozzoli, Carlo Crivelli, Antonio Vivarini, Pinturicchio e Perugino.

Sala III (século 15): Fra Angelico

Virgem presenteia São Tomé com seu cinto, de Benozzo Gozzoli (ca. 1450-1452).


Sala IV (séculos 15-16): Melozzo da Forli

Anjo musical com tambor, de Melozzo da Forli (ca. 1480).


Sala V (século 15): Ercole de' Roberti

Detalhe do quadro Quatro Milagres de São Vicente Ferreri: o Santo Ressuscita uma Criança Morta pela Mãe, Ercole De'Roberti (1473).



Sala VI (século 15): polípticos

A Virgem e a Criança, Carlo Crivelli (1482).


Sala VII (séculos 15-16): Perugino

Virgem e a criança com santos, Pietro Perugino (1496).


_________________________________________________________________________________________________

A sala VIII é dedicada a Rafael e é um destaque de toda a coleção.

Sala VIII (século 16): Rafael

Transfiguração, Rafael (ca. 1517-1520).


_________________________________________________________________________________________________

As três salas seguintes contêm obras-primas da arte italiana do século 16 e inclui pinturas de Leonardo, da escola de Rafael e de mestres venezianos, como Ticiano e Veronese.

Sala IX (séculos 15-16): Leonardo

São Jerônimo, Leonardo da Vinci (1482).



Sala X (século 16): escola de Rafael e pintura veneziana

A Virgem e a criança com santos, ou Virgem de San Niccolò dei Frari, de Ticiano (1520-1525).



Sala XI (século 16): Barroco

A crucifixação de São Pedro, Guido Reni (ca. 1602).


_________________________________________________________________________________________________

As três salas seguintes contêm obras do século 17 e estão presentes Caravaggio, Poussin, Sassoferrato e Maratta.

Sala XII (século 17): Caravaggio

A Deposição, de Caravaggio (1600-1604).



Sala XIII (século 17): Pietro da Cortona

A Virgem e a Criança aparecendo para São Francisco de Assis, de Pietro da Cortona (ca. 1641).



Sala XIV (século 17): Carlo Maratta

Concerto de anjos, de Giovanni Baattista Baciccia (ca. 1672).


_________________________________________________________________________________________________

Nas duas salas seguintes estão obras dos séculos 18 e 19.

Sala XV (século 18): Crespi

Observações Astronômicas: Lua, de Donato Creti (1711).



Sala XVI (século 19): Wenzel Peter

Adão e Eva, de Peter Wenzel.


_________________________________________________________________________________________________

A penúltima sala traz os modelos de Bernini para a Basílica de São Pedro e a coleção termina com uma sala contendo ícones dos séculos 15 a 19.

Sala XVII (século 17): Bernini

Contêm algumas poucas estátuas incompletas do Bernini, ou que foram usadas como molde.


Sala XVIII (séculos 15-19): ícones




Veja mais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário