De Domenico Ghirlandaio:
O Chamado dos Apóstolos
De Cosimo Rosselli:
Descida do Monte Sinai, Sermão na Montanha e
A Santa Ceia
De Luca Signorelli:
O Testamento e Morte de Moisés
|
Testamento de Morte de Moisés, de Luca Signorelli e Bartolomeo della Gatta (1481-1482). |
De Hendrick van der Broeck:
A Ressurreição de Cristo
De Matteo da Lecce:
A Disputa pelo Corpo de Moisés
O Teto da Capela Sistina
O teto da Capela Sistina foi finalizado por Michelangelo em 1512 após quatro anos de trabalho. O conjunto de pinturas, escultura, relevos e arquitetura parece abrir a capela para o céu.
No ponto mais alto, em uma banda central, estão 9 cenas do Gêneses e da história de Noé. Diferentemente dos afrescos nas paredes laterais, cheios de gente, Michelangelo foca em poucos personagens em cada ilustração, tornando-as, consequentemente, mais monumentais.
A sequencia de cenas começa na parede do altar com
A Criação, seguida da
Queda do Homem, 3 cenas de Adão e Eva no Paraíso incluindo a criação de Eva e termina com 4 cenas da vida de Noé.
Os famosos
Ignudi (nus masculinos) enquadram cena sim, cena não, com papel ornamental. Fora da banda central, estão ilustrados os profetas e as sibilas. Estes, como representantes do Velho Testamento e da antiguidade pagã, profetizam a chegada de Cristo.
Nos quatro cantos do teto, estão ilustrações de histórias do Velho Testamento, incluindo Judite e Holofornes e a batalha de Davi e Golias.
|
Teto da Capela Sistina. |
|
A Separação da Luz e do Escuro, Michelangelo Buonarroti (1508-1512). |
|
Criação dos Corpos Celestes e Vegetação, Michelangelo Buonarroti (1508-1512). |
|
Separando as Águas da Terra, Michelangelo Buonarroti (1508-1512). |
|
A Criação de Adão, ou A criação do Homem, Michelangelo Buonarroti (1508-1512). |
|
A Criação de Eva, Michelangelo Buonarroti (1508-1512). |
|
A Queda e Expulsão do Paraíso, Michelangelo Buonarroti (1508-1512). |
|
O Sacrifício de Noé, Michelangelo Buonarroti (1508-1512). |
|
A Inundação, Michelangelo Buonarroti (1508-1512). |
|
A Embriaguez de Noé, Michelangelo Buonarroti (1508-1512). |
|
Uma das sibilas. |
|
Um dos profetas. |
Parede do Altar: O Último Julgamento
Esse afresco trouxe muitas polêmicas. Uma delas era a representação de Cristo como um homem jovem, musculoso, sem barba, sem aparência sofredora, pelo contrário. Uma mão está elevada e corresponde ao movimento ascendente dos salvos, ao contrário da outra mão, abaixada e acompanhando o movimento descendente dos demais. Jesus olha para os condenados, enquanto a Virgem volta seus olhos para os salvos. A Virgem Maria é a única figura santa totalmente vestida.
São Bartolomeu apresenta sua pele solta em referência ao seu esfolamento enquanto vivo e crucificação de cabeça para baixo na Armênia. Acredita-se que a sua pele morta seja um auto-retrato de Michelangelo.
|
O Último Julgamento, Michelangelo Buonarroti (1508-1512). |
|
Detalhe de O Último Julgamento. |
|
Detalhe de O Último Julgamento. |
Veja mais:
Nenhum comentário:
Postar um comentário