30 de junho de 2014

A Experiência Airbnb

A frente do prédio que nos acolheu em Veneza: apesar de ter sido o mais feinho de todos, por dentro foi ótimo.

Vc conhece o Airbnb?

Eu não conhecia até o fim do ano passado, quando ouvi uma amiga comentando sobre a empresa (embora não tenha me atentado muito na ocasião) e alguns dias depois vi nova referência, dessa vez na internet.



A ideia do Airbnb é uma espécie de hospedagem amadora. Imagine pessoas que têm um quarto vago ou um apartamento e, ao invés de encontrarem alguém pra dividir o aluguel ou alugar pra alguém por longo período, alugam-no pra um turista por alguns dias. Sai mais rentável e ainda tem a possibilidade de deixar períodos vagos, que podem ser usados pra hospedar gente da família ou qualquer outra funcionalidade.

Isso significa que esse serviço é muito mais informal.

Não existe uma equipe preparada pra receber vc. Ou seja, vc tem de contactar com a pessoa poucos dias antes pra confirmar um local de encontro e não vai ter alguém ali toda hora pra resolver pequenos problemas. O serviço tem um site e cada lugar tem uma página que fala o que o local oferece (café da manhã, ar condicionado, cozinha, garagem, elevador no prédio etc), quantos quartos tem, quantos banheiros, se é compartilhado etc. Cada lugar tem os seus comentários e, no geral, os locais que eu vi tinham boas referencias. Acredito que, por não haver intermediários, os anfitriões fazem pequenos gestos que aproximam, como oferecer mapas e dicas da cidade. As maiores queixas são ou por falhas nos encontros entre anfitrião e hóspede ou por eles não estarem à disposição o tempo todo pra resolver os pequenos problemas.

Eu acho que a questão do encontro entre hóspede e anfitrião geralmente depende do comprometimento deste e acho que a tendência é que aqueles que têm notas baixas acabem deixando de participar por não terem perfil. As queixas de disponibilidade do anfitrião eu acho que depende mais do perfil do viajante, que é mais pra hotel. Embora problemas (grandes) possam aparecer e é importante que haja uma possibilidade de o anfitrião ter de aparecer. Se vc tem esse perfil easy-going, isto é, despojado, essa pode ser uma boa opção sem que se submeta a condições mais sofridas como as encontradas em campings e hostels.

As vantagens são inúmeras: por um valor que pode se assemelhar a hoteis, eles oferecem melhores condições, como banheiros privativos, localização mais central ou facilidades como cozinha e máquina de lavar. Pra grupos, então, pode ser bem mais em conta alugando um apartamento.

Nós utilizamos o Airbnb em Roma, Siena, Florença, La Spezia e Veneza (ou seja, só não usamos em Nápoles e Sorrento). Nossa experiência foi ótima. Em Roma e Veneza ficamos em quarto e nos demais, em apartamento. Tive a preocupação de escolher lugares nos quais só havia boas referências. Acho que o que eu mudaria das minhas escolhas seria ficar em apartamento e não mais em quarto, não por ter havido algum constrangimento por parte dos anfitriões, mas a sensação de ficar mais à vontade que o apartamento dá achamos que compensa o valor maior a ser gasto por esse luxo. Viajar dessa maneira, além de nos permitir ter um banheiro só nosso ou compartilha-lo com menos gente do que o hotel permitiria (único lugar que compartilhamos foi em Veneza, local de hospedagem mais cara), nos deu acesso a cozinha, o que nos fez diminuir gasto com comida. Tomávamos café-da-manhã com leite, cereais e frios, fazíamos janta e lanches para o período de saída. Nós também pudemos lavar roupa no meio da viagem. Acho que agora só viajaremos assim.

A cozinha de nosso apartamento do Airbnb em Florença.

É importante saber que o serviço cobra o valor na ocasião da reserva, mas ele só dá para o anfitrião no dia seguinte ao da sua hospedagem. Como é feito com cartão de crédito, é cobrado IOF. Existem 3 modalidades de reserva no site, o flexível, o moderado e o rigoroso; no primeiro vc recebe o valor integral menos a taxa de serviço se cancelar até um dia antes, no segundo se cancelar até 3 dias antes e no terceiro, 50% do valor se cancelar até 7 dias antes.

Caso tenha interesse em conhecer, o site é www.airbnb.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário